quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Conheça o CEAFRO.

O CEAFRO E SEUS DESAFIOS
11 anos de enfrentamento de racismo e sexismoCEAFRO é um programa de educação e profissionalização para igualdade racial e de gênero do CEAO /UFBA, em desenvolvimento desde 1995. Quando iniciamos, há onze anos atrás, o nosso principal compromisso foi estabelecer um dialogo entre a Universidade Federal da Bahia, a Escola Pública e as Organizações do Movimento Negro da Bahia. Através do trabalho direto com a sociedade civil negra, organizada através de Blocos Afros, Comunidades de Terreiro, grupos de Mulheres Negras, posses do Movimento Hip-Hop e Comunidades Quilombolas, desenvolvemos projetos que podem inspirar o poder público a implementar políticas públicas de ações afirmativas para a população negra, baseadas na educação das relações étnico-raciais, na rede pública de ensino básico, fundamental, médio e nas universidades, no mercado de trabalho, no sistema de saúde e em outros setores da sociedade, como medidas de reparação. Fundado sob três princípios básicos da existência negra na Diáspora: Ancestralidade, Identidade e Resistência, em sua trajetória político-pedagógica, o CEAFRO tem investido numa construção teórico-metodológica baseada nos referenciais identitárias dos sujeitos nela envolvidos. As dimensões de raça e gênero estruturam sua proposta pedagógica, construída na direção de fornecer tecnologias sociais que possam subsidiar políticas públicas que legitimem as culturas negro-africanas, ressaltem o papel das mulheres negras no processo de resistência e construção da sociedade e potencializem a participação da juventude negra.
Vilma Reis
Coordenadora Executiva
CEAFRO: Programa de Educação e Profissionallização para a Igualdade Racial e de Gênero - CEAO/UFBA
Praça Inocêncio Galvão, 42, Largo 02 de Julho
Salvador/Bahia, Brasil
Cep.40.060-180
Tel. (55-71)3321-2580
Fax.(55-71)3322-2517
Cel.(55-71)9994-3749
E-mail:ceafro@ufba.br
Site:
www.ceafro.ufba.br

2 comentários:

Orionauta Lourival disse...

oi mar q bom esse espa�o seu aki acho q vc � tem nem no�o da importancia disso q c t� fazendo p/ n�s negros. de que forma e onde vc t� divulgando seu blog????

Orionauta Lourival disse...

oi mar q bom esse espaço seu aki acho q vc ñ tem nem noção da importancia disso q c tá fazendo p/ nós negros. de que forma e onde vc tá divulgando seu blog????